Esta segunda-feira, de acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), conte com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até meio da manhã”, além de “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste, sendo de norte/noroeste na região Sul, rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a partir da tarde”. Por último, conte com “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro”.
“Na precipitação total semanal, preveem-se valores abaixo do normal (de -10 a -1 mm), para as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e para quase todo o território, exceto alguns locais da região Norte, na próxima semana”, relatou o IPMA.
“Na temperatura média semanal, preveem-se valores acima do normal (de 0.5 a 1.5°C) para o interior do território”, nesta e na próxima semana, indicaram os meteorologistas.
A terceira semana deste mês, indicou o site meteorológico ‘LusoMeteo’, vai começar bastante quente, com dias em que os termómetros vão rondar, nos locais tradicionalmente mais quentes do país, os 40 graus Celsius, uma situação que deverá manter-se até aos dias 19-21 deste mês, pelo menos com tempo seco. Ou seja, uma semana a fazer lembrar o mês de julho, com dias com condições excecionais para praia, com pouco vento e muito sol, mesmo no litoral – junte-se ao calor a temperatura elevada da água do mar.
Para a última semana do mês, e apesar de incertezas, que se devem muito a possível interferência tropical, novamente, há uma probabilidade relativamente elevada de continuação de calor – com algumas variações ocasionais, e talvez o regresso das probabilidades de alguma chuva ocasional. Setembro, revelaram os especialistas, deverá terminar com uma anomalia de temperatura superior a 1ºC e precipitação inferior a 50% do normal, devendo ser assim classificado como muito quente e muito seco na maior parte do território.













